Notícias

PlanMob Santo André inicia a Pesquisa Origem Destino 2021

Entre os meses de setembro a novembro será realizada pela Prefeitura de Santo André a Pesquisa Origem Destino 2021, como parte do Plano de Mobilidade Urbana Sustentável – PlanMob Santo André. A pesquisa é domiciliar e visa coletar informações sobre os deslocamentos diários dos moradores de 3 mil residências em todo o município.

Os dados que serão coletados incluem os locais de origem e destino das viagens dos entrevistados, os motivos dos deslocamentos, os modos de transporte utilizados, os tempos consumidos nos trajetos para cada modo, além de outras informações que serão utilizadas para o entendimento dos padrões de movimentação da sociedade.

De posse destas informações, especialistas em mobilidade urbana poderão planejar melhorias para os setores de transportes, urbanismo e meio-ambiente, entre outros, além de compreender quais impactos a pandemia de Covid-19 trouxe para o dia-a-dia dos deslocamentos da população.

Serão mais de 80 pesquisadores em campo durante os 3 meses de pesquisa, que farão as entrevistas utilizando um aplicativo instalado em um celular próprio. Os pesquisadores abordarão os domicílios de segunda a domingo, das 9h às 18h, trajando camiseta, crachá, máscara e boné com a identificação da pesquisa, além de portarem álcool gel. Eles foram especialmente treinados para cumprir todos os protocolos de segurança sanitária, mantendo sempre uma distância segura dos entrevistados. Além disso, só foram admitidos para contratação profissionais que comprovaram ter tomado, no mínimo, a primeira dose da vacina.

A metodologia da pesquisa – que é domiciliar e presencial -, exige que todos os moradores dos domicilios sorteados tenham os dados sobre os seus deslocamentos coletados, respondendo pessoalmente à entrevista. Apenas crianças com idade inferior a 10 anos devem ter as suas informações respondidas por um responsável maior de idade. As entrevistas duram no máximo de 30 minutos.

Otávio SantanaPlanMob Santo André inicia a Pesquisa Origem Destino 2021